(19) 3534-0015
(19) 9 9787-6695

Seg a Sáb: 07h00 às 19h00
Domingo Loja 1: 07h00 às 13h00
Domingo Loja 2: 07h00 às 12h30

Loja 1: Rua 9, 897, Centro
Loja 2: Av. 29, 274, Cd. Jardim

Parte fundamental de uma dieta saudável e equilibrada, as frutas, os legumes e as verduras são produtos naturais ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos comer, ao menos, 400 gramas desses alimentos diariamente.

Porém, na correria do dia a dia, muitas vezes fica difícil ter produtos frescos sempre à mão, para consumo imediato. Assim, o correto armazenamento e até o congelamento de frutas, legumes e verduras são opções interessantes para quem não quer abrir mão da saúde e do bem-estar.

Quer saber como armazenar e congelar adequadamente frutas, legumes e verduras para conservá-los com todo sabor e valor nutricional? Então confira nossas dicas!

Como armazenar frutas, legumes e verduras corretamente?

Para armazenar frutas, legumes e verduras, comece higienizando e separando esses alimentos. Lave-os cuidadosamente e depois seque-os bem.

Guardar os itens separadamente ajuda a conservar as propriedades de sabor e textura de cada um, além de aumentar a sua durabilidade. Isso se explica porque algumas frutas emitem substâncias que aceleram o amadurecimento e, consequentemente, a deterioração de folhas e outros vegetais.

Saiba também que nem tudo precisa ir para a geladeira. Alguns alimentos ficam mais gostosos e conservados se mantidos em temperatura ambiente. Sabia?

Veja frutas, legumes, verduras e outros alimentos que não devem ser refrigerados:

  • maçã
  • pera
  • melão (inteiro)
  • banana
  • batata
  • pepino
  • tomate verde
  • alho
  • pimenta
  • café
  • mel
  • manjericão
  • grãos secos (feijão, arroz, milho, aveia…)

Use e abuse das fruteiras para esses alimentos que precisam de um local fresco e arejado para aguardar o consumo. Adote o costume de colocar os grãos inteiros ou moídos em vidros ou potes que fiquem vedados e impeçam a entrada de ar e microrganismos e, assim, preservem o seu frescor.

Como congelar frutas, legumes e verduras do jeito certo?

A maior parte das frutas pode ser congelada, seja em pedaços ou apenas a polpa, o que é perfeito para fazer sucos e vitaminas. Seus nutrientes são preservados e a validade varia de seis a dez meses.

Muitos legumes também podem ser perfeitamente conservados em freezer, porém aqueles vegetais que são consumidos crus, como alface, rúcula, couve, entre outros similares, não devem ser congelados.

No caso das hortaliças, o mais recomendado é lavá-las, secá-las, depois embalar e colocá-las na parte inferior da geladeira, dentro das gavetas, já que temperaturas muito baixas deterioram esse tipo de alimento. Ao fazer isso, também se evitam o ressecamento e a contaminação.

Para congelar de forma adequada, não basta só colocar os legumes e as verduras em um pote e depois armazenar no freezer, pois isso não garante seu aspecto e sabor agradável para o consumo. Geralmente, é preciso fazer um pré-cozimento (escaldar) antes disso, processo chamado de “branqueamento”.

O procedimento é simples e deve ser feito da seguinte maneira:

  • Ferva 1 litro de água e coloque 100 g de legumes ou verduras já descascados ecortados.
  • Abaixe o fogo e cozinhe-os até que fiquem “al dente”.
  • Retire a água, com o auxílio de uma peneira, e mergulhe-os em recipiente com água e gelo (choque térmico) até que fiquem frios.

Depois que os legumes e as verduras esfriarem, retire-os da água, seque-os com um pano limpo e embale-os em sacos plásticos ou potes plásticos com tampa. Uma boa dica é usar etiquetas com o nome e a data em cada embalagem. Por fim, leve os recipientes ao congelador.

Agora que você já sabe como armazenar e congelar adequadamente as frutas, os legumes e as verduras, passe no Oba Hortifruti mais próximo ou clique aqui e faça sua compra online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Podemos Ajudar?